quarta-feira, janeiro 27, 2016

3º ANIVERSÁRIO | MUSEU DAS MARIONETAS DO PORTO


3º ANIVERSÁRIO | MUSEU DAS MARIONETAS DO PORTO
Make Love Not War
Título da exposição de 3º aniversário e título de um grande espetáculo de rua encenado por João Paulo Seara Cardoso (1956-2010). Make Love Not War (2010) a partir de Lisístrata, uma peça contra a guerra escrita por Aristófanes.
A exaltação, a inconformidade, o desejo de beleza através do teatro com marionetas, é o mote para esta exposição da qual fazem parte algumas peças de Make Love Not War (2010), Polegarzinho (2002), Miséria (1991), Teatro D.Roberto (1988), O Senhor…(2012) e de Alice no País das Maravilhas (1997).
Além das marionetas, objetos e cartazes, há ainda espaço para percorrer parte do processo de construção das marionetas, permitindo uma viagem a uma parte do trabalho que antecede cada espetáculo.
Na Galeria, está presente uma exposição de José Manuel Gigante, na qual podem ser vistos os projetos de arquitetura criados para o Teatro de Marionetas do Porto, um dos quais, o Teatro de Belomonte que recebeu a Menção Honrosa (1993), na categoria de Reabilitação, no âmbito do Prémio Nacional de Arquitetura.
O Museu das Marionetas do Porto é um museu de autor, centrado no trabalho de João Paulo Seara Cardoso (1956-2010), é um lugar de memória e futuro, pela sua atualização permanente, uma vez que tem uma particularidade, ser um museu criado em íntima relação com a companhia Teatro de Marionetas do Porto.
Isabel Barros
Diretora Artística

Sem comentários: